segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Guia rápido de como se tornar um arquiteto famoso (1)

Por Sam Jacob (2)

MORTE AOS MANIFESTOS... VIVA OS FAÇA-FÁCIL!

Passo a passo um guia rápido de como se tornar um arquiteto famoso.
Isto não é um exercício de cinismo. É um guia que o ajudará a percorrer o estranho mundo do design. Ele o ajudará a alcançar o que você deseja, basta que você acredite em si mesmo.

Não é truque.
Veja abaixo como se tornar um arquiteto famoso.


Tornar-se um arquiteto famoso não demora muito, mas também não espere grande coisa.

Não é um passaporte para o mundo dos ricos nem uma entrada na alta sociedade. Mas se é isso que você deseja, aqui está o modo de fazê-lo.

Primeiro visite um relações públicas bem entrosado. Compre um exemplar de todas as revistas de design. Você precisará delas para descobrir o que não deve fazer.

Agora vá ao sebo da sua cidade. Compre um livro de design cheio de fotos. O sebo não é só mais barato, mas também possui um estoque de livros de pelo menos uns dez ou quinze anos atrás. Estes são os menos fashion e por isso mesmo os mais chocantes dos estilos. Você copiará seu design exclusivo desse livro.

No caminho de casa escolha o nome da sua empresa de design vanguardista. Algo vigoroso, artístico e meio bobo deve servir. Não existem muitas regras sobre isso, mas certifique-se de não usar “urbano” ou “estúdio”.

Seu nome irá adicionar uma imagem eficiente. Instale o escritório numa área da cidade que esteja em evidência e forme uma equipe de colaboradores dedicada. Ninguém desconfiará que, na verdade, você trabalha no seu quarto de dormir.

Agora que você tem um nome, precisa de um projeto. Tem que ser um projeto ousado de uma residência. Precisa ter um título atraente. Pegue uma palavra ou frase corriqueira, então adicione a palavra casa no final. Se soar bem, será boa. Copie algumas fotos do livro que comprou. Copie outras fotos que você gostar. Misture tudo na última versão do Photoshop. Mexa mais até conseguir uma nova foto que lhe pareça convincente. Certifique-se de que o resultado final não se pareça muito com as fotos das revistas.

Agora é hora de trabalhar seu carisma. Isso é importante porque é o que você está vendendo. Lembre-se, você não terá que projetar um edifício por dez anos, no mínimo. E neste tempo todo você viverá apenas do seu carisma, então capriche. Faça a fama e deite na cama.

Se você vem da Europa continental, ótimo. Se não, faça de conta que sim. O carisma deve sugerir política revolucionária e filosofia francesa. Mas não trate destes assuntos abertamente, eles não permitem boas cópias e farão confusão.

Para aparecer nas revistas você precisará escrever um release para a imprensa. Deverá transbordar carisma, conter um arremedo de política e filosofia, e ter o número do seu telefone. Conheça bem o seu público: os jornalistas. É importante não esquecer que os jornalistas especializados em design estão loucos por qualquer coisa interessante. Isso acontece porque arquitetura é um assunto quase sempre tedioso. Então seja interessante.

Faça reivindicações esquisitas, diga-lhes que tudo que eles sabem está errado e, mais que tudo, prepare-se para dar opiniões radicais sobre qualquer assunto tratado na conversa. Eles publicarão tudo e ainda lhe agradecerão. Envie seu release para as revistas por fax. Os números são aqueles impressos nos exemplares que você já adquiriu.

Ainda não é hora de descansar porque agora você precisa fazer os pacotes que vai enviar. Nos próximos dias você estará muito ocupado atendendo os inevitáveis telefonemas, então faça os pacotes com antecedência. Eles devem conter sua nova foto e um manifesto radical sobre design (viu como foi útil espalhar seu carisma?).

Quando o telefone começar a tocar você sabe o que fazer: use o nome de sua empresa de design vanguardista, o título excitante daquela casa e seu carisma para completar. Quando o telefone parar de tocar vá ao correio e envie os pacotes.

Agora pode relaxar. Dirija-se ao bar da moda dos arquitetos (você o reconhecerá pelo seu aspecto industrial reaproveitado, pelos tira-gostos mais caros do mundo e pessoas usando óculos estranhos).

Divirta-se, mas não se esqueça de manter o carisma. Tudo que você precisa fazer agora é colecionar todas as revistas em que você for notícia.

Bem-vindo ao mundo do design internacional.

LEGENDA DA FOTO:

Sam Jacob. FAT. Divulgação.
----------------------------------------------------------------------------------

NOTAS:

(1) Publicado em 28 de fevereiro de 2003 no Arquitetura Brasil. Título original: How to Become a Famous Architect. Traduzido por Cláudio Cruz. Colaborou Rosabelli Coelho.

(2) Sam Jacob é diretor do escritório ingles Fashion Architecture Taste Fat. Ele é professor universitário e também é editor de arquitetura de Contemporary, editor de Archis, escreve para Icon e Modern Painters.

------------------------------------------------------------------------

COMO CITAR ESTE DOCUMENTO:

CRUZ, Cláudio. Guia Rápido de como se tornar um arquiteto famoso. Heliográfica, online, Recife. Setembro/2007. Disponível: http://heliografica.blogspot.com. Acesso em [usar formato dia/mês/ano].

Nenhum comentário: